top of page

Quantas vezes na semana devo trabalhar o mesmo grupo muscular?

Uma dúvida comum que muitos praticantes de musculação possuem é de quantas vezes por semana devem treinar cada grupamento muscular.

Esta é uma dúvida muito comum entre os praticantes de musculação, inclusive é motivo de erros cometidos tanto pelos que pecam pelo excesso na frequência, como a infrequência…

Bem, as 3 frequências mais comuns de treinamento para cada grupamento muscular é de 1, 2 e 3 vezes por semana vejamos então:

Treinar O Mesmo Grupamento Muscular 3 Vezes Por Semana.

Esta frequência semanal é recomendada para pessoas que estão no nível de iniciação na musculação, pois, o iniciante ainda está treinando em baixos níveis de intensidade e com isso a musculatura consegue obter uma boa velocidade de recuperação, esta situação também incluem os indivíduos que estão retornando ao treinamento depois de um período parado.

O treinamento de um praticante INICIANTE, é montado para treinar o corpo inteiro na mesma sessão de treinamentos aplicando um a no máximo 2 exercícios para os principais grupamentos musculares e em sua maioria os exercícios multiarticulares.

Uma frequência semanal de treinos de 3 vezes por semana em dias alternados é o mais indicado para INICIANTES.

Treinar O Mesmo Grupamento Muscular 1 Vez Por Semana.

Esta é a frequência semanal menor de todas, é a menos eficiente…

Existem alguns métodos de treinamentos e recomendações de se treinar um grupamento muscular apenas uma vez por semana, e geralmente é indicada esta frequência para praticantes de nível AVANÇADO e que irão treinar em intensidades muito elevadas, e com isso, necessitarão de um maior prazo de descanso antes de treinarem o mesmo grupamento muscular novamente, por uma questão de segurança, um praticante intermediário deve realizar pelo menos 25 a 30 treinos nesta fase antes de se tornar um AVANÇADO.

É válido a proposta, porém, a grande maioria das pessoas não se enquadram nesta categoria, até mesmo muitos praticantes AVANÇADOS.

“O maior erro dos atletas de Musculação é ser um INICIANTE e se considerar INTERMEDIÁRIO, ser um INTERMEDIÁRIO e se considerar um AVANÇADO e ainda tem aqueles que são INICIANTES e querem ser AVANÇADOS”

O processo de construção muscular necessita de “curas” nas mio fibrilas e micro vasos para produzir o efeito HIPERTROFICO, por tanto não adianta colocar a carroça na frente dos burros, por que fatalmente teremos outros resultados e na sua maioria não desejados.

Geralmente entre 2 a 4 dias ou 48 a 72 horas a musculatura já está recuperada ou pelo menos praticamente recuperada para ser treinada novamente.

Uma outra questão a ser levantada é que musculação é uma atividade de “erros e acertos” e as vezes você irá aplicar uma determinada sobrecarga em um exercício e vai sentir que poderia aplicar um pouco mais, que poderia ter feito melhor, mas, só vai ter a oportunidade de corrigir isso só depois de 7 dias, já que vai treinar o mesmo grupamento muscular uma vez por semana…

Por fim, se a intensidade de treinamento não for muito bem aplicada para justificar um período tão longo antes de se treinar novamente, você corre até mesmo o risco de destreinar o grupamento muscular, pois, em no máximo 2 a 4 dias ele já estará recuperado, mas, você só irá treiná-lo daqui a 3 a 5 dias…

Esta é uma frequência boa para uma manutenção muscular, para preservar ganhos que já tenha obtido, ou para treinar um grupamento muscular que não gosta muito…

“Por exemplo, muitos homens não gostam de treinarem membros inferiores, portanto, é melhor treinar pelo menos uma vez por semana intensamente do que simplesmente não treinar, e o mesmo é relacionado com as mulheres que não curtem muito treinarem membros superiores e tronco…”

Treinar O Mesmo Grupamento Muscular 2 Vezes Por Semana

Esta é a frequência semanal ideal para a esmagadora maioria das pessoas a partir do nível intermediário de treinamento.

Como já disse anteriormente, geralmente um grupamento muscular já está pronto para ser treinado novamente entre 2 a 4 dias após o último treino realizado, e portanto, isso daria uma média dele ser treinado em torno de 2 vezes por semana dentro de uma semana inteira.

Só é necessário saber fazer uma boa distribuição dos dias de treinamentos e os dias de descanso antes de repetí-lo novamente.

IMPORTANTE!

“Na elaboração do programa de musculação com divisão de grupos musculares ainda tem uma observação importantíssima que são: Músculos Primários e Secundários”.

Numa execução de uma Remada Curvada por exemplo, os músculos que serão atingidos são os dorsais “Primários”, porem, ao executar a remada o Biceps entra em ação como “secundário” e numa sequencia do programa com Rosca Direta, dependendo a carga, pode haver uma sobre carga para o Biceps, prejudicando o resultado esperado e podendo produzir uma Fadiga Muscular.

Outra vantagem é a questão do “erro e acerto”, pois após treinar com uma determinada carga o exercício, poderá conseguir treinar em uma sobrecarga mais elevada, aja visto que terá a oportunidade de fazer isso daqui a poucos dias e melhorar o treinamento.

Portanto, a frequência de treinamento de 2 a 3 vezes semanais por grupamento muscular é a mais otimizada para ganhar massa muscular e indicada para a maioria das pessoas a partir do nível de condicionamento intermediário.

Conclusão Sobre “Quantas Vezes Por Semana Treinar Cada Grupamento Muscular?”

Esperamos que as dúvidas tenham sido sanadas sobre quantas vezes por semana treinar para cada grupamento muscular e em que situação melhor você se enquadra.

A aplicação correta da frequência semanal de treinos para cada grupamento muscular trará os melhores resultados e uma boa relação de desenvolvimento muscular e descanso.

Para uma orientação correta sugerimos a Contratação ou pelo menos a orientação de um Profissional de Educação Física qualificado para esta programação, pois, estarão em jogo ai a Fisiologia do seu corpo e este conhecimento só os Profissionais Bacharel em Educação Física possuem.


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page